sexta-feira, 24 de abril de 2009

A SONY QUER AS SUAS IDEIAS


EMPRESA SE DISPÕE A ARCAR COM OS CUSTOS DE DESENVOLVEDORES DE PROJETOS

Se todo aquele papo de que a Sony não compra exclusividades ainda incomoda a sua cabeça, a edição deste ano da GDC (Game Developers Conference) realizada em San Francisco, nos EUA, serviu para mostrar que a empresa repensou suas estratégias. Durante uma série de palestras realizadas ao longo da GDC, a fabricante do PS3 oficializou o lançamento do chamado Pub Fund. Um fundo que promete uma série de benefícios (principalmente financeiro) a desenvolvedores que criarem games para a PlayStation Network e deixarem lá(só por lá... e para sempre).

A idéia é oferecer incentivos na forma de royalties que possam cobrir os custos de desenvolvimento dos projetos. Não se trata de “comprar” a exclusividade, uma vez que os direitos sobre a propriedade intelectual permanecerão com os criadores originais. O que a Sony quer é garantir um fluxo de conteúdo na PSN por meio de incentivos a desenvolvedores, galera que, na maioria das vezes, desiste de lançar os seus projetos simplesmente por não ter como bancar sua publicação. O primeiro título a se beneficiar do Pub Fund já está na rede online do PS3 desde o início do mês; trata-se de BURN ZOMBIE BURN! (que, por sinal, é fantástico e viciante) mas a Sony espera por muitos mais.

De acordo com Chris Eden, gerente representante da companhia, seria muito fácil falar para produtores investirem na PlayStation Network (vale lembra de que a Sony cobra uma controversa taxa para que as empresas lancem seus jogos na net) mas o intuito agora é mostar que, em vez de se preocupar apenas em receber, a empresa está interessada em investir. “Estamos à procura de ótimos jogos e, em troca de suas exclusividades, cobriremos seus custos de desenvolvimento com royalties garantidos”.

É uma boa idéia que movimentou a edição deste ano da GDC, mas que não é novidade para a empresa japonesa. Isso porque a Sony mantém, desde meados de 2008, uma espécie de incubador de projetos para a rede online do PS3. Trata-se do PlayStation CAMP, um sistema disponível apenas em território japonês que busca criar um canal entre a empresa e jogadores ou programadores com boas idéias.

Um belo exemplo de como a idéia pode dar certo é o jogo Gomibako, lançado recentemente pela PSN. É um Tetriz modificado no qual o objetivo do jogador é reunir e compactar pedaços de lixo. Quem diria que uma idéia tão simples – porém genial – não teria se não fosse o CAMP?


Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei essa materia!