sexta-feira, 27 de março de 2009

PRINCE OF PERSIA


Série renasce mais acessível
e com um belo estilo artístico

Em poucos minutos de jogo é descobrir a verdadeira idéia da Ubisoft para o novo Prince Of Persia: adaptar toda a expe
riência acrobática e a interativa (elementos que compõem a alma da serie nos tempos modernos) para que qualquer nível de jogador possa passear pelos cenários sem arrancar os cabelos de nervoso. A maior prova disso é que em alguns pulos o sistema chega a aceitar uma certa margem de erro do usuário, colocando o príncipe na posição certa. Além disso, ao pular em postes e vigas o personagem já vira automaticamente para o lado certo para o próximo pulo. Essas melhorias tornam tudo muito mais simples e ajudam a fazer com que a ação não pare – emendar as sequencias de movimentos tornam-se muito mais intuitivo. Essa facilitação pode desagradar jogadores veteranos, mas a quantidade de peripécias necessárias para atravessar os cenários aumentou muito para compensar.

A vida também ficou mais fácil ao trocar sopapos com os monstrengos. A quantidade de combos aumentou e usam no máximo sequencias de três botões. E não é só isso: as novas batalhas só rolam na formação “2 x 1” (o príncipe e Elika contra um monstro qualquer) e os comandos de defesa, esquiva e contra-ataque pipocam na tela para avisar a hora certa de apertar botões.

Revolucionar o sistema de combate tirou a emoção do combate, mas as mudanças de câmera e movime
ntos estilosos enganam e fazem o jogador acreditar estar em grandes batalhas.

Pintado na Hora
Já que é pra mudar, a Ubisoft decidiu mudar tudo mesmo. A produtora gastou todo o seu talento para criar o melhor efeito de Cel Shading (filtro que deixa os traços com cara de desenho animado) j
á visto. Os personagens e os cenários parecem desenhados à mão, algo muito similar ao que foi visto em Okami (PS2), porem evoluído dezenas de vezes.

Os cenários são vastos e repletos de detalhes. No primeiro momento tudo feio, sem vida - mas depois é só encontrar um ponto de purificação e tudo será pintado e transformado em tempo real, bem na sua frente. Esses pontos estão espalhados por vários cenários e só podem ser ativados com a ajuda de Elika, a indispensável coadjuvante do novo Prince Of Persia. É ela quem promove as principais mudanças no quesito interação.

Ao usar um pulo duplo, escalar um local ou até mesmo durante as ações, ela sempre entra em ação com um simples clique no botão TRIANGULO. Inclusive, para desespero dos mais conservadores, a garota é tão eficiente que salva o herói de todo e qualquer risco de morte. Pule com alegria no maior abismo que encontrar, você nunca vai se esborrachar com Elika, a superbabá por perto. Com o auxilio da garota a príncipe é capaz de correr por paredes muito mais do que de costume, dar pulos a uma distancia absurda e até mesmo – pasmem - voar pelos cenários. As habilidades de Elika são tão vastos que ela poderia chutar a bunda do príncipe e salvar o mundo sozinha. (Isso não pouparia da qualidade obscena de piadas e gracejos que o herói despeja o tempo todo). Mesmo com essas habilidades beirando ao absurdo, tudo fica perfeitamente amarrado ao novo enredo que explora a mitologia zoroastrista (antiga religião criada na Pérsia) e dá uma elegante cara de fábula à Prince Of Persia. Enfim, se você quer um jogo bonito, mas que não abusa do ultra realismo e não faz ninguém se descabelar pelo desafio irritante, esse com certeza é o seu jogo. Os veteranos vão chorar e torcer o nariz, mas certamente perceberão que o desafio não diminuiu tanto e que, na verdade foi transformado em alguns aspectos da aventura. E não deixe de jogar até o fim para curtir um desfecho surpreendente (PRINCIPALMENTE DEPOIS DOS CRÉDITOS).

Veja o Video do Jogo

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